segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Portabilidade

Boa informação é um ingrediente fundamental para a saúde de todos nos dias de hoje. Por isso, foi criada esta seção especial sobre a Portabilidade para os planos de saúde, para que você elimine suas dúvidas e possa fazer boas escolhas, para você e sua família.
Como tem acontecido em outros segmentos da prestação de serviços no Brasil, desde abril de 2009 foi estabelecida a Portabilidade de carências entre planos de saúde, após determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula o setor em todo o país. A portabilidade representa para os clientes que cumprirem alguns pré-requisitos básicos a possibilidade de mudar de operadora sem novas carências. Ela vale apenas para os planos firmados por pessoas físicas (tanto individuais quanto familiares) e poderá ser aplicada aos beneficiários que atendam às seguintes condições:

Possuir dois anos de plano na mesma operadora. Caso o beneficiário possua a Cobertura Parcial Temporária (CPT), que é uma condição especial regulamentada pela ANS e utilizada por todas as operadoras para casos de doenças ou lesões pré-existentes, o prazo mínimo passa para três anos.

Para se valer dos benefícios da portabilidade, é obrigatório estar adimplente, ou seja, com as mensalidades em dia.

O plano de destino deve ser compatível com o plano de origem. A compatibilidade será estabelecida por três atributos do plano: abrangência, segmentação assistencial e faixa de preços. Sobre os dois primeiros, você pode consultar tabelas de referência.

A passagem de uma operadora para outra poderá ser realizada no mês de aniversário do contrato ou no mês subsequente.

Seu plano deve ser regulamentado, isto é, deve ter sido firmado (ou repactuado) após
1º de janeiro de 1999.

A Unimed-Rio tomou todas as providências necessárias para adaptar seus processos de atendimento a estas novas regras, e nas páginas desta seção você poderá encontrar mais informações sobre como migrar para a maior e mais completa opção de saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Cuide-se bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário